quarta-feira, 20 de março de 2013

A Contabilidade no Brasil


O ensino da contabilidade veio quando a Família Real chegou ao Brasil em 1808. No século XX, iniciou a criação do ensino superior e a Pós-graduação stricto sensu.

Stricto Sensu   é uma expressão em latim que significa, literalmente, "em sentido estrito", "em sentido específico", por oposição ao "sentido amplo" (lato sensu) de um termo.


A Resolução nº 03/1992, buscava melhorar a qualificação dos futuros profissionais em Contabilidade. Assim salientando as aptidões e as habilidades que foram consideradas essenciais na formação do profissional.


Na verdade a família real chegou e elaborou novas normas para serem conduzidos os cursos de graduação contábil, e também incrementou a atividade da contabilidade devido ao aumento de gastos públicos e também da renda nos estados.
Constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil.

Erário Régio

Hoje as funções dos contabilistas não se afastam tanto do âmbito fiscal, tornando-se, vital para empresas informações mais precisa possível para tomada de decisões e para atrair investidores. 

O mesmo vem se destacando no mercado na área de Auditoria, Controladoria e Autaria que é uma área que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário