quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Período Moderno - Luca Pacioli , considerado o Pai da Contabilidade



Esta fase da história foi marcada pelas grandes navegações, essa expansão necessitou dos auxílios proporcionados pela Contabilidade para as transações comerciais. Nessa época, a Contabilidade começava a ser difundida principalmente na Itália, através de Luca Pacioli que trazia suas técnicas inovadoras, dentre elas o sistema de partidas dobradas.
A principal obra de Pacioli, “La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità”,  deve sua popularidade adquirida na época à criação, por Gutenberg, de uma impressora de tipos móveis que era uma inovadora para a época.
livro Summa de Arithmetica - Lucca Pacioli.



A escola Contista, da qual Luca Pacioli e Benedetto Cotrugli faziam parte na Itália, instaurou muitos conceitos novos e de suma importância para a Contabilidade, como a criação de uma conta de Capital. O crescente número de sociedades divididas por ações, trouxe a necessidade de separar o que pertencia à empresa e o que pertencia aos sócios.



LUCA PACIOLI


Luca Pacioli nasceu em San Sepulcro, na Itália em 1445, foi frei, um grande matemático e é considerado o pai da Contabilidade e principal difusor das partidas dobradas. Pacioli teve uma infância pobre, mas adquiriu sólidos conhecimentos em matemática desde cedo e demonstrava muito talento para lidar com números. Começou a lecionar em uma escola de seu vilarejo, porém mais tarde conseguiu o cargo de professor de matemática da Universidade de Perugia.
Suas obras mais importantes são “Suma de Arithmetica Geometria et Proportionalitá” (Coleção de Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade) e “De Divina Proportioni” (A Divina Proporção). Estas trouxeram muito prestígio e reconhecimento a Pacioli.
O amplo conhecimento e sucesso adquirido por Pacioli lhe rendeu o convite para lecionar matemática na corte de Ludovico em Milão, Leonardo da Vinci foi um de seus alunos e assim os dois se tornaram grandes amigos. Leonardo usou muitos conhecimentos ensinados por Pacioli para pintar algumas de suas mais famosas obras.
 Para a história da Contabilidade, sua principal obra foi “Suma de Arithmetica Geometria et Proportionalità”, na qual tratou com mais profundidade sobre o tema das partidas dobradas, o que foi uma grande inovação e seus princípios se refletem até os dias de hoje.


A obra prima de Pacioli deixa seu legado aos contabilistas na parte “Tractatus de Computis et Scripturis”, na qual Pacioli descreve o método veneziano e desenvolve questões essenciais relativas à elaboração de inventários, as coisas mais importantes para um comerciante, os livros contábeis, as transações mercantis, as contas e o lucro.
Todos os conceitos contábeis propostos e/ou aprofundados por Pacioli sofreram mudanças e foram aperfeiçoados e adequados às necessidades e problemáticas contábeis que foram surgindo com o passar do tempo, mas por sua visão vanguardista e extraordinário senso contábil - mesmo com a pouquíssima tecnologia disponível na época - Pacioli recebe o título, mais do que legítimo, de pai da Contabilidade.




Editado por: Isabel Adesanya.

Um comentário: