quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fanpage do Facebook: Vida de Contador - postagens muito interessantes.


Boa tarde pessoal!!!! 

Gostaria de divulgar uma Fanpage de Ciências Contábeis  existente no Facebook chamada Vida de Contador .







espaço é dedicado a todos que fazem parte deste universo e desejam ver a contabilidade no mais alto dos patamares. (Estudantes, Tecnicos (as) e Contadores (as) ). 

Nesse site vocês encontrarão de tudo um pouco : informações, descontração e  
discussões sobre os mais diversos assuntos ligados a área de Ciencias Contábeis.


Hoje, vendo as notificações em meu Facebook, me deparei com uma postagem  muito interessante desta Fanpage e resolvi compartilhar:




"CONTABILISTA que sou SENHOR, faça com que eu aprenda a dar maior valor a minha vida, que eu tenha em CONTA prestar a meus clientes ou a empresa em que trabalho, um serviço construtivo através de um TRABALHO inteligente, ponderado e competente.

Permita-me CREDITAR no BALANÇO do NEGÓCIO, o RESULTADO OPERACIONAL das minhas boas AÇÕES, contentando-me com o que já consegui, sem temor de PREJUÍZOS, melhorando o CONTROLE DE QUALIDADE de minha eficiência. Que o senso de responsabilidade PROFISSIONAL seja a qualidade essencial desta minha profissão.

Ensina-me a aCREDITAR que a maneira pela qual eu aceito essa responsabilidade, eu demonstre a verdadeira estrutura como PROFISSIONAL. Ensina-me a aCREDITAR que a minha conduta é DEBITADA por uma diminuição ou CREDITADA por um aumento resultante da confiança ou fé no meu trabalho por parte de terceiros.

Ajuda-me a dar a mão a meus colegas que me pedem apoio e que o fruto das minhas atitudes nunca apresente RESULTADO NEGATIVO. Que o conhecimento desse fato, deva sempre resultar de relações com terceiros baseado em dignidade. Que gentileza não seja confundida com adulação. Que favores não resultem na perda da moral, pois o que pesa é a integridade.

Faça SENHOR que eu compreenda que nesta profissão eu não sou o único a enfrentar problemas. TODO CONTABILISTA deve trilhar o caminho do bem,

SENHOR, faça que o saldo do meu ATIVO seja a fé absoluta nos princípios e aderência ao CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL e que, no BALANÇO das TRANSAÇÕES não haja INSOLVÊNCIA do elevado grau de COMPETÊNCIA TÉCNICA, no campo de ação, pressupondo-se nesta, a compreensão regular dos conhecimentos gerais e da legislação tributária.

Que eu através das minhas atitudes sempre colha LUCROS pautando por uma honestidade de propósito impar, conscientizando a todos o dever de sempre pagar corretamente os seus IMPOSTOS. Jamais parta para esquemas de sonegação fiscal, pecado CAPITAL de todas as atitudes.

Espero SENHOR que o SUPERÁVIT de minhas boas ações, corresponda ao desejo de oferecer sempre um SERVIÇO eficiente, independentemente do que isto possa me custar em termos de sacrifício pessoal.

Faça que eu nunca tenha temor pela TRANSFERÊNCIA de responsabilidade que me é delegada por terceiros, que encontre sempre a habilidade de trabalho em harmonia com colegas mesmo em condições de tensão ou anormalidades.
Faça que nunca haja APROPRIAÇÃO de minha disposição franca e honesta de pôr a minha habilidade e trabalho a serviço da comunidade.

Assim seja."

(Victor Colella - Contador)


Apesar de não conhecer o administrador da página , acho muito interessante suas postagens e recomendo à todos os internautas que curtam e sigam a página Vida de Contador.



segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Boas Festas!!!

A Equipe Elas São Contabilistas Deseja á todos os internautas e amigos , Um Feliz Natal e um Ano novo com muitas alegrias! 

Boas Festas!!!



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Elas São Contabilistas - Nossa Página no Facebook!

Boa Tarde!

Elas São Contabilistas também está na página do Facebook:

https://www.facebook.com/elassaocontabilistas


Além do Blogspot, estaremos compartilhando novidades com os internautas do Face!!!




Curtam a página!

Obrigada!

Postado Por Isabel Adesanya

Dica de hoje para Estudo Continuado voltado à Controladoria

Boa tarde Pessoal...

Para quem quer se ingressar na área de Controladoria ou Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas - PMEs , abaixo está uma dica de cursos continuados....

LEMBRAMOS QUE: Esse estudo continuado por enquanto , serve somente para Contabilistas Credenciados. 




Abertas as inscrições para o autoestudo sobre “Novas Normas de Auditoria” e “Contabilidade para PMEs: Seção 14 - Investimento em Controlada e em Coligada”. Inscrições para os cursos terminam nos dias 17 e 20 de dezembro. Não perca! 

http://www.crcsp.org.br/portal_novo/desenvolvimento_profissional/cronograma_atividades/autoestudo.htm






Boa Sorte e bom estudo!

Postado por Isabel Adesanya.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Apresentação de TCCs das turmas de Contabilidade na Escola Técnica Estadual de Embu


No dia 28 de Novembro de 2012, foi realizado a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso da última turma de estudantes de contabilidade de 2012, na Escola Técnica Estadual de Embu .

Com a presença de amigos e familiares, os alunos fizeram a apresentação de seus projetos, que por sinal, muito bem elaborados, diante da bancada examinadora de professores: Tânia Araújo, Valdinei Nascimento , Rosângela Oliveira , Waldiney Teodozio, Victor Augusto  e Coordenador do Curso Paulo Gomes.


Os projetos Apresentados foram:
Orçamento Familiar, que visa orientar as pessoas de baixa renda a administrarem suas finanças , com os integrantes: Giuseppe Orlandi, Vinícius de Andrade , Gabriela Mendes , Vitor Silva ,Bruno Vieira e Fernando Costa;

O projeto do Grupo KLARM , que apresentou seu projeto de consultoria e assessoria aos usuários do Certificado Digital, com os componentes : Karina Camargo, Raiane Salviano, Letícia Neves e Rodrigo Donizeti;

O Projeto do Grupo Contabilidade Ambiental ,com a finalidade de reduzir custos, fez grandes melhorias na Escola Técnica de Embu, com os componentes: Alessandro Pires, Henrique Araújo, Adriana Thamires, Denis Cardoso, Layon Serra, Lucas Farias e Vitor Silva Flores.


O Grupo ContMei , formado pelos alunos Ariadna Kayla, Jaqueline Cavalcante, Elizandra Santos, Richard Belchior e Jean Menezes , fizeram um interessante projeto com o intuito de formalizar os microempreendedores da região de Embu das Artes.
Grupo ContMei


O Grupo Elas São Contabilistas, composto por mim, Isabel Adesanya, Karina Gomes, Maria Carolina, Taís Silva, Tatiane Souza, Valéria Pereira e Zélia Silva, montamos um projeto com o intuito de falar da História da Contabilidade, Carreira e qual o Perfil que o Contabilista deve se portar no mercado de trabalho , visando  as atualidades.

Recebemos a doação da empresa E-Contab Sistemas, representado pela Gerente de Marketing Ana Mattos e Alexandra, um adesivo em vinil, de grande tamanho e proporção, contanto a história da contabilidade em forma de linha do tempo e em fotos das grandes personalidades do mundo Contábil, onde ficará exposto na Biblioteca da ETEC de Embu , em memória do curso.
Projeto Linha do Tempo - elaborado pela Empresa E-Contab Sistemas




Empresa E-Contab Sistemas


A Equipe ELAS SÃO CONTABILISTAS, agradecem a todos, dentre estes, o nosso Professor Victor Augusto C. dos Santos, Glícia Soares, Silvana Baron, José Roberto dos Santos, Braulino José, que nos concederam parte do tempo para as entrevistas realizadas a fim de concluir nossas pesquisas, Empresa ELETROLIPE representada por José Pereira, a bancada , coordenação e Diretora Lívia Martins Arruda, que nos ajudaram na conclusão dos trabalhos. Em especial, a Empresa E-Contab Sistemas.


Abaixo, as fotos das apresentações de TCC do Curso Técnico em Contabilidade:






O Grupo ELAS SÃO CONTABILISTAS e a Co- orientadora Rosângela Oliveira.

















Alunos da ETEC  de Embu e o Representante da Empresa ELETROLIPE, José Pereira , mais conhecido por Pereira Eletricista.






Postado por : Isabel Adesanya.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Período Científico

Continuando com a história da contabilidade , dividida em períodos:


A Revolução Francesa (1789) foi o primeiro marco desta fase da história e significou a liberdade do indivíduo perante o estado. Para a Contabilidade, essa liberdade contribuiu para a criação de muitas escolas contábeis. Destacam-se a escola administrativa de Francisco Villa, a escola controlista de Fábio Besta, a escola patrimonialista de Vincenzo Mazi, entre muitas outras.
Revolução Francesa
Fábio Besta


Todavia, o marco mais importante deste período foi a Revolução Industrial, que contribuiu, entre outras coisas, para o surgimento da Contabilidade de Custos. O advento das grandes fábricas e a prosperidade dos comércios tornou o sistema contábil obsoleto e trouxeram a necessidade de aperfeiçoamento desse sistema, principalmente em relação aos custos. Para um melhor rendimento da empresa, os custos teriam de ser mais bem apurados, analisados e controlados, dando origem à Contabilidade de Custos.

Revolução Industrial.


Todos os avanços da tecnologia que passaram a surgir após a Revolução Industrial, contribuíram para que a Contabilidade se adaptasse às exigências e necessidades das grandes empresas que também começaram a surgir nessa época.

Uma frase de reflexão de José Carlos Guedes, Pesquisador: 



Bom dia!


Editado por : Isabel Adesanya

Período Moderno - Luca Pacioli , considerado o Pai da Contabilidade



Esta fase da história foi marcada pelas grandes navegações, essa expansão necessitou dos auxílios proporcionados pela Contabilidade para as transações comerciais. Nessa época, a Contabilidade começava a ser difundida principalmente na Itália, através de Luca Pacioli que trazia suas técnicas inovadoras, dentre elas o sistema de partidas dobradas.
A principal obra de Pacioli, “La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità”,  deve sua popularidade adquirida na época à criação, por Gutenberg, de uma impressora de tipos móveis que era uma inovadora para a época.
livro Summa de Arithmetica - Lucca Pacioli.



A escola Contista, da qual Luca Pacioli e Benedetto Cotrugli faziam parte na Itália, instaurou muitos conceitos novos e de suma importância para a Contabilidade, como a criação de uma conta de Capital. O crescente número de sociedades divididas por ações, trouxe a necessidade de separar o que pertencia à empresa e o que pertencia aos sócios.



LUCA PACIOLI


Luca Pacioli nasceu em San Sepulcro, na Itália em 1445, foi frei, um grande matemático e é considerado o pai da Contabilidade e principal difusor das partidas dobradas. Pacioli teve uma infância pobre, mas adquiriu sólidos conhecimentos em matemática desde cedo e demonstrava muito talento para lidar com números. Começou a lecionar em uma escola de seu vilarejo, porém mais tarde conseguiu o cargo de professor de matemática da Universidade de Perugia.
Suas obras mais importantes são “Suma de Arithmetica Geometria et Proportionalitá” (Coleção de Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade) e “De Divina Proportioni” (A Divina Proporção). Estas trouxeram muito prestígio e reconhecimento a Pacioli.
O amplo conhecimento e sucesso adquirido por Pacioli lhe rendeu o convite para lecionar matemática na corte de Ludovico em Milão, Leonardo da Vinci foi um de seus alunos e assim os dois se tornaram grandes amigos. Leonardo usou muitos conhecimentos ensinados por Pacioli para pintar algumas de suas mais famosas obras.
 Para a história da Contabilidade, sua principal obra foi “Suma de Arithmetica Geometria et Proportionalità”, na qual tratou com mais profundidade sobre o tema das partidas dobradas, o que foi uma grande inovação e seus princípios se refletem até os dias de hoje.


A obra prima de Pacioli deixa seu legado aos contabilistas na parte “Tractatus de Computis et Scripturis”, na qual Pacioli descreve o método veneziano e desenvolve questões essenciais relativas à elaboração de inventários, as coisas mais importantes para um comerciante, os livros contábeis, as transações mercantis, as contas e o lucro.
Todos os conceitos contábeis propostos e/ou aprofundados por Pacioli sofreram mudanças e foram aperfeiçoados e adequados às necessidades e problemáticas contábeis que foram surgindo com o passar do tempo, mas por sua visão vanguardista e extraordinário senso contábil - mesmo com a pouquíssima tecnologia disponível na época - Pacioli recebe o título, mais do que legítimo, de pai da Contabilidade.




Editado por: Isabel Adesanya.